segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O COTURNO

Quem nunca ouviu falar deste famoso calçado? É o calçado que nós jogadores de Paintball Cenario adotamos como padrão.

Ele é relativamente barato, resistente (dura muitos anos em condições extremas), sola aderente a todo terreno e de baixa infiltração. Para quem espera conforto de um calçado é bom que nunca compre coturnos, pois além de duros eles também danificam os pés quando estão em fase de amaciamento. Existem dois tipos básicos de coturno: o todo em couro e o de cano em lona. O melhor em resistência é o de cano de couro mas este perde sua eficiência na mobilidade do tornozelo. Já o de cano de lona proporciona melhor mobilidade mas em terreno rochoso pode ter sua lona avariada. É difícil, mas sempre ocorre uma desfiação. Para os usuários de coturno é recomendado que sempre hidrate o couro engraxando toda vez que voltar de uma expedição. Antes de usar o calçado é importante que deixe o coturno em condições para que ele não "esbagace" seu pé.

Para quem for comprar, lembre-se que, como qualquer outro produto, existem boas marcas, e outras nem tanto. Informe-se para não levar para casa uma bota de má qualidade.

É importante usar meias grossas, do tipo das usadas por jogadores de futebol, sendo aconselhável usar uma meia mais fina para o contato com o pé. Desta forma evita que o couro raspe nas articulações dos dedos criando bolhas. Um problema do coturno é que uma vez molhado ele tenha dificuldades na hora de secar.

Ainda que com alguns problemas, este continuará sendo o calçado usado pelas entidades de segurança (Forças Armadas, COE, Bombeiros, etc).

Site retirada matéria www.paintballcenario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário